Bovespa ou Imóveis?

Posted by on Oct 3, 2016 in Investir na bolsa de valores

Investimento. Uma palavra repetida por muitos mas compreendida por muito poucos. A maior parte dos que falam sobre investir ou qualquer forma de investimento não conseguem entender realmente o que faz de um investimento algo bem sucedido. Nesse contexto uma dúvida extremamente comum é se vale mais a pena investir em imóveis – que, diga-se de passagem, parece a ser a forma de investimento mais popular entre os leigos – ou se é melhor aplicar o seu dinheiro investindo na bolsa de valores. Nesse artigo eu irei realizar rapidamente uma análise das duas formas de investimento, mas já vou adiantando que a resposta é: Depende. Há vários fatores que devem ser levados em consideração para que se possa chegar a uma resposta satisfatória a respeito dessa questão, e a melhor resposta possível irá variar dependendo de quem faz a pergunta. Se você quer entender melhor sobre o que eu estou falando, dê uma olhada aqui: http://magodomercado.com/aprenda-como-investir-na-bolsa-de-valores-comecando-do-zero/

investindo-na-bovespa-ou-imoveis

 

Entendendo mais sobre investimento

A primeira questão que você deve entender é acerca de dois conceitos básicos sobre o investimento: O retorno e o risco associado a ele. Obviamente, todos queremos maximizar o retorno que podemos potencialmente obter através de nossos investimentos, mas o que muitas pessoas não se dão conta e não param para analisar é que muitas vezes um retorno que pode não parecer sensacional em um primeiro momento, como por exemplo, 15% ao ano, pode-se tornar um retorno monstruoso ao longo de vários anos se você conseguir mantê-lo com consistência e, entre outras coisas, sua habilidade para fazer isso vai depender em larga medida do risco que você esta correndo com aquele investimento.

Falando em risco, muitas pessoas não conseguem entender que se você conseguir mantê-lo sobre controle então irá maximizar de forma fenomenal o seu retorno, pois sempre que você perde dinheiro você dá vários passos para trás. Assim, aplicando o que vimos até aqui a questão sobre se é melhor investir na Bovespa ou em imóveis, a resposta irá depender muito do seu perfil.

Se você quer apenas um retorno previsível e relativamente seguro para o seu capital então a melhor opção pode ser o investimento em imóveis. Já se você esta disposto a se arriscar um pouco mais e realmente se dedicar mais ao investimento, então vale a pena aprender tudo sobre como investir na bolsa e com isso poder poder obter retornos bem mais interessantes.